O día que volví a comer harepas

26 ago

Qual é o local da memória? Augé escreveu que para lembrar algumas coisas era preciso se esquecer de outras, que a memória têm uma capacidade limite… Quais coisas esqueci para lembrar o que lembro, como é que lembro consciente o inconsciente?

Nasci lá na Venezuela na década de 80, morei até 85 lá e, dessa época, esqueci quase tudo, era muito pequena para lembrar de algumas coisas. Neste tempo, minha vida se limitava a  brincar, dormir e comer, além de visitar banheiros (sempre foi e segue sendo uma de minhas aflições…)

Anos depois, 15? 20? Não lembro… Experimentei, em Santiago de Chile, em casa de uma família amiga, uma harepa comida tradicional venezuelana (e colombiana imagino que de outros cantos também). Aquela experiência tornou-se inesquecível… Naquele momento que a harepa tocou meu paladar fui transportada a minha terna infância… Através do sabor da tortilha preparada na base de farinha de milho, traspassei todas as fronteiras os limites do tempo e do espaço. Hoje, este momento é uma boa lembrança detrás da qual se escondem quantos e quais esquecimentos?

Vivemos a diário lembrando para esquecer de que? Esqueci de meu sotaque de espanhol venezuelano para logo aprender o sotaque do espanhol chileno,  e hoje, tento me comunicar no país onde esqueço das palavras da minha língua materna, para lembrar, lembrar. Para lembrar que a pronuncia da letra J é uma viagem, sim a J de JAVI, no inicio foi uma J como a pronuncia  da RR no português, escorregadia  e silenciosa no fundo do paladar. Por anos ela teve que vir para frente da boca e ser parecida a uma G do português e hoje “ele”  tem que sair da minha boca com a eletricidade da LL no espanhol do Chile.  E Javi é quem me antecede na família, quem poderia atualizar como quiser a minha memória se é não se esqueceu. Sempre me lembro de nós, quantas coisas esqueci para que isso aconteça?

dejo aquí un link que me recuerda a mi mamá, además de recordarme una enseñanza y bueno ser fuente de inspiración en la propouesta poética http://www.youtube.com/watch?v=Z5ZEce_4fJs&feature=related

Deixe uma resposta

