Vem aí nossa estreia!

1 out

Foto: Divulgação

Orixás Center emCena é uma proposta cênica de quatro trajetos para quatro performers, que se desenvolve no estacionamento São Raimundo e seu entorno, buscando  revitalizar poeticamente este lugar e seus habitantes, por meio da figura do viajante.

O viajante que vai de um lugar para outro, deixando suas pegadas no seu percurso, ou nas pessoas que se encontram neste lugar. Por meio desta figura se instala a noção dos percursos que se executam simultaneamente sincronizados para realizar o projeto poético. Cada trajeto é em si mesmo uma peça teatral, que reflete diferentes temáticas: a miséria, a questão do gênero, a presença do feminino na atualidade e como este é entendido e experimentado em nossa sociedade.

Orixás Center emCena questiona a noção do amor com a qual convivemos, por meio da presença de vários(as) noivos e noivas. Revisitamos o ritual do casamento, enquanto performance social, executada justamente como um ato, no qual as coisas que se inserem nela (vestidos, festas, comidas, presentes, etc.) parecem ser mais importantes do que o fato de duas pessoas experimentarem um ritual de transição; deixar de ser um para conviver com o outro, e assim ter a possibilidade de experimentar a união. Inseridos em nossa cultura de consumo, é comum acreditarmos num amor como aquele da novela das oito, cheio de desencontros, traições, mentiras, aquele que nos enlouquece, que nos faz perder a razão. A encenação oferece uma alternativa sobre essa noção, o Amor (com maiúscula) presente em tradições orientais e ancestrais, um Amor que é a força da união, que não se limita simplesmente a juntar-se com outro ser, mas que se integrar à dualidade de cada ser humano, para logo integrar ao entorno.

Foto: Divulgação

A encenação faz parte do campo prático da pesquisa de Doutorado em Artes Cênicas de Paulina Dagnino Ojeda. A proposta surgiu no curso de extensão Espaço Público e Encenação, ministrado pela artista e realizado na Escola de Teatro da UFBA. A encenadora chilena vem desenvolvendo pesquisa com teatro em espaços não convencionais desde Santiago, e está interessada na recuperação dos espaços da cidade, por meio da poesia cênica. Observa-se que nas cidades existe um desapego dos espaços de memória coletiva, com a justificativa da produção – um exemplo é a demolição do estádio da Fonte Nova, e eventos semelhantes que vêm ocorrendo em Salvador durante os últimos messes. A proposta, no caso, não seria a de demolir um espaço para construir um melhor, uma vez que o antigo está carregado de histórias e memórias que continuam numa sociedade. É este fato, tão comum na atualidade, entre outros, que motiva a jovem encenadora chilena a experimentar o teatro na rua.

O projeto estará em cartaz as sextas e sábados do mês de outubro a partir do dia 08-10, ao meio-dia, no Orixás Center. Os ingressos custam $10 e $5 (meia), sendo GRATUITO para quem for assistir completamente de branco.

SERVIÇO

Dias: sextas e sábado de outubro (8/10 – 30/10)

Horário: 12h (meio-dia)

Valor: $10 e $5, GRATUITO para quem for assistir vestido completamente de branco.

Onde: Centro Comercial Orixás Center.

Telefone de contato: (71) 8848-0150

2 Respostas to “Vem aí nossa estreia!”

  1. Bruna 19 de outubro de 2010 às 9:19 pm #

    Vou no dia 30.Mas quando dizem completamente de branco, isso inclue até acessórios como calçado?

    • orixascenteremcena 19 de outubro de 2010 às 10:15 pm #

      A gente recebe você no dia 30 de outubro nossa ultima apresentação. Acessórios não são precisos, mas se tiver é melhor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: